Chaves de Azevedo Advogados e Associados

Entenda Mudanças com a Lei de Igualdade Salarial Aprovada no País

O presidente Lula sancionou uma nova lei nesta semana, garantindo a igualdade salarial entre homens e mulheres no Brasil. Apesar da isonomia ser prevista há anos, o que se espera com a publicação desta lei é mais fiscalização, transparência nas empresas, além de punição para aquelas que não cumprirem as regras.

As principais alterações da nova lei são: Multas e penalidades: Em casos de discriminação de gênero, raça, etnia, origem ou idade dentro de uma organização, as empresas serão obrigadas a pagar a diferença salarial devida à pessoa prejudicada. A penalidade corresponderá ao novo salário que deveria ser recebido pelo funcionário ou funcionária, multiplicado por dez. Em casos de reincidência, o valor da multa será dobrado.

Transparência: As empresas com 100 ou mais funcionários deverão publicar relatórios semestrais sobre a remuneração, permitindo a comparação salarial entre homens e mulheres. Além disso, os relatórios devem incluir a proporção de cargos de liderança ocupados por homens e mulheres, e informações sobre outras possíveis desigualdades relacionadas à raça, etnia, nacionalidade e idade.

Programas de diversidade e inclusão: As empresas terão a obrigação de implementar e promover programas de diversidade e inclusão, incluindo treinamentos para gestores, líderes e funcionários, além da avaliação de resultados. Também é necessário promover a formação e capacitação de mulheres, garantindo igualdade de oportunidades no mercado de trabalho em relação aos homens.

Além das multas, a legislação enfatiza a importância da transparência nas empresas, pressionando-as a cumprir as metas estabelecidas. Também incentiva a capacitação tanto das mulheres quanto das lideranças, para promover uma igualdade efetiva no mercado de trabalho. Caso sejam identificadas discriminações em uma empresa, será necessário apresentar e implementar um plano de ação para mitigá-las, com metas e prazos a serem cumpridos.

Essa lei representa um avanço significativo na busca pela igualdade salarial entre homens e mulheres e estabelece estratégias para promover a igualdade de gênero no mercado de trabalho.

Se você quer saber mais sobre este assunto, pode entrar em contato com a gente pelo e-mail: atendimento@chavesdeazevedo.com.br ou pelo nosso WhatsApp: (21) 98604-1706.

Fique de olho no instagram da Chaves de Azevedo que você ficará inteirado sobre as novidades do meio jurídico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *