Chaves de Azevedo Advogados e Associados

Desembargador lança livro sobre Código de Processo Civil no TJRJ

No último dia 27, no foyer do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), no 10º andar da Lâmina I, foi lançado o livro “Código de Processo Civil de 2015: Recursos, Tutelas Provisórias, Novos Incidentes e Temas Relevantes”, do desembargador Luciano Saboia Rinaldi de Carvalho. A obra aborda diversas inovações importantes da nova lei processual civil, que completará dois anos de vigência em março de 2018.

“A jovialidade do CPC-15 não comporta interpretações rígidas. É preciso compreender a nova lei a partir de uma perspectiva aberta, prospectiva, conjugando conceitos teóricos e práticos, lembrando que a função da atividade jurisdicional é a solução de conflitos de forma legítima, justa e efetiva. A legitimidade da decisão emana de regularidade e higidez do processo que a concebeu. O leitor perceberá, ao examinar a obra, que foram emitidas opiniões e propostas de soluções para problemas de ordem prática que o código apresenta, valendo-me, sempre que possível, com o inestimável apoio da doutrina. Espero que o leitor consiga, através da leitura, formar suas próprias conclusões”, comenta o magistrado sobre o livro.

Publicado pela Editora Lumen Juris, o livro do desembargador Rinaldi tem prefácio do professor Carlos Roberto Barbosa Moreira. O desembargador Rinaldi destaca a importância do Novo CPC para a segurança jurídica no país:

“A busca pela segurança jurídica é marca de nascença que distingue o CPC-15; uma meta que deve ser perseguida incessantemente pelos tribunais, de modo a conferir credibilidade ao sistema. Não por acaso, o artigo 926 determina que é dever dos tribunais uniformizar sua jurisprudência, mantendo-a estável, íntegra e coerente. Nessa ótica, é preciso conhecer os mecanismos inseridos no código acerca dos precedentes judiciais”, afirmou Rinaldi.

FONTE: TJRJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *